12 de maio de 2017

Três fortes tendências em Telecomunicações e seus impactos operacionais

De acordo com matéria publicada pelo CIO, equipes de gerenciamento precisarão acomodar novos processos, papeis e funções de negócios à medida que mais empresas adotem novos processos digitais.

A Aloo Telecom indica esta leitura:

O comportamento do consumidor continua a evoluir rapidamente e a tendência mais notável é o aumento na adoção global de smartphones. Para este ano, os analistas preveem que o número total de usuários de smartphones chegue a 2,32 bilhões em todo o mundo, um aumento de 70% em relação aos dois anos anteriores.

No Brasil, o cenário não é diferente. Dados da Anatel indicam que até fevereiro passado o país contava com 242,9 milhões de celulares, uma densidade de 117,34 celulares a cada 100 habitantes. Hoje, o acesso à banda larga pelo 4G no país segue crescendo exponencialmente e mais que dobrou em relação a 2016. Em janeiro deste ano, o Brasil alcançou um total de 223,9 milhões de acessos em banda larga — destes acessos, 197,1 milhões foram feitos por meio da banda larga móvel. No início deste ano, o governo brasileiro anunciou a criação do Projeto 5G Brasil, que tem como objetivo fomentar a construção do ecossistema de quinta geração de telefonia móvel no país.

Como resultado, o setor de telecomunicações enfrenta alguns dos maiores desafios de sua história. Cada desafio é impulsionado por um fato simples: é uma enorme luta para acompanhar o ritmo insano da proliferação de dados. Com cada novo dispositivo, aplicativo e atualização de recursos, nossas redes, infraestrutura e servidores estão sendo “esticados” aos seus limites. E a demanda dos consumidores não mostra sinais de desaceleração.

Considere as seguintes tendências do ano passado:

– Vimos uma explosão de aplicativos e jogos de realidade aumentada, como o famoso e popular Pokemon Go;

– Vimos o streaming de vídeo ao vivo tornar-se um padrão entre as plataformas de mídia social, inaugurado pelo Snapchat;

– Nós sofremos algumas das maiores violações de segurança da história, incluindo o fracasso do Yahoo, no qual 500 milhões de contas de consumidores foram hackeadas;

No início deste ano, Craig Wigginton, líder do setor nacional nos EUA da Deloitte, publicou um relatório que descreve as principais tendências das telecomunicações. Abaixo, ampliei a análise de Craig, acrescentando como essas tendências de telecomunicações afetarão os profissionais do serviço em campo no setor de telecom.

Tendência #1: As principais atualizações de infraestrutura de conectividade se tornam prioridade
Analistas ainda discutem se o mundo 5G já está próximo ou pode ser concluído daqui a cinco anos. Mas todos concordam que a nossa atual infraestrutura de telecomunicações precisa ser reconstruída para acomodar o aumento desenfreado do tráfego dos muitos dispositivos que estão sendo conectados.

Wigginton estima que o investimento pode chegar aos bilhões para as empresas: “As operadoras terão que atualizar sua infraestrutura básica de conectividade e, no caso da próxima mudança para a quinta geração (5G), as redes móveis podem chegar a bilhões de dólares”.

À medida que começarem os grandes projetos de infraestrutura, as equipes de serviço em campo também precisarão aumentar. As equipes de serviços no segmento de telecomunicações enfrentarão desafios únicos, incluindo:

1. Equipe
A maioria dos projetos e empregos de telecom alavanca contratados ou subcontratados. Em uma época em que os trabalhadores dos setores de telecomunicações e utilities são escassos, as empresas precisarão de pessoal para os projetos, o que atualmente é típico.

2. Despacho
A construção de torres de celulares 5G provavelmente exigirá uma estratégia completamente diferente das torres tradicionais. É provável que sejam necessárias milhares de subestações menores, o que significa que o despacho do serviço se tornará exponencialmente mais complexo, uma vez que os técnicos deverão ser enviados para milhares de outros locais em que estão as torres de celulares.

Um nível adicional de complexidade das implementações de Internet das Coisas (IoT) também criará a necessidade de melhores estratégias de despacho. Empresas inteligentes de telecom adotarão a tecnologia de automação de mão de obra móvel para acompanhar essa complexidade.

3. Regulamentos
À medida que surjam novos locais com internet sem fio para acomodar o serviço de rede 5G, regulamentos federais e estaduais invariavelmente surgirão para resolver questões de saúde, disputas de propriedade de terra, entre outros. Os prestadores de serviços em campo do setor de telecom precisam estar atentos aos regulamentos, para não só permanecerem em conformidade legal, como prestar serviços viáveis.

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