Universidade Federal de Alagoas interliga unidades com projeto da Aloo Telecom

Maceió, dezembro de 2001 – Interligar unidades para compartilhar dados entre si e oferecer acesso à Internet por meio de uma rede única foram as principais necessidades que motivaram a Universidade Federal de Alagoas, maior instituição de ensino público do Estado, a iniciar uma séria pesquisa em busca de um fornecedor preparado para enfrentar estes desafios. Durante três meses, nomes fortes do mercado – como Oi e Embratel, representadas por seus parceiros – participaram da concorrência. A licitação apontou a Aloo Telecom como a empresa que reunia as melhores competências para atender a todas as especificações do edital.

Em parceria com a empresa Damovo do Brasil e os fabricantes de equipamentos Alvarion e Extreme Networks, a Aloo Telecom não só foi capaz de oferecer uma solução de qualidade ao cliente, como também agregou um serviço diferenciado e eficiente, possibilitando o compartilhamento de informações entre sete campi da UFAL. O projeto complexo de redes e interligações das unidades foi implantado em apenas um mês, no mercado normalmente o prazo é de aproximadamente 120 dias.

Com a interligação, a Universidade passou a utilizar a Internet dedicada do concentrador central – custeado pelo Governo Federal – o que minimizou seus custos e aumentou consideravelmente sua produtividade.

A Aloo Telecom também vem promovendo diversos upgrades tecnológicos na UFAL com a unificação de sua rede de comunicação. “A necessidade de adquirir um serviço personalizado e altamente segmentado junto à Universidade Federal de Alagoas possibilitou o sucesso na implantação dessa tecnologia pela Aloo Telecom”, comenta o diretor financeiro e comercial da empresa, Felipe Cansanção.

Sobre a Universidade Federal de Alagoas

Criada em 25 de janeiro de 1961, a UFAL, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência, representa um importante vetor de desenvolvimento no seu estado.

Atualmente, a instituição oferece aos mais de 16 mil alunos 75 cursos de graduação presenciais, nas áreas de ciências humanas, exatas e naturais, e de saúde. O sistema de pós-graduação é formado por 19 programas, sendo 18 próprios e um em associação à RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia), e abrigam 18 mestrados e 4 doutorados. A UFAL oferece, ainda, Educação à Distância, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil.